Peixes e seus benefícios para nossa saúde

Peixes e seus benefícios para nossa saúdeTodos sabem a infinidade de vantagens que os peixes proporcionam, à nossa saúde, certo? Eles são fartos em nutrientes, são considerados carnes magras e, em vitaminas, proteínas e minerais, não representam qualquer déficit, para quem os ingere, em relação às outras carnes.

O que você, talvez, não saiba determinar, é qual o melhor tipo de peixe, para cada parte do seu corpo. Sim, essa classificação existe e é tão importante, na hora de colocá-lo à mesa, quanto o simples fato de ingerí-lo. Afinal, um alimento tão completo e nutritivo, como o peixe, não poderia ter esse status, sem que fizesse bem ao coração, olhos, pulmões…

Como já dissemos, independente do seu tipo, a maioria dos peixem representam inúmeros benefícios ao nosso corpo, em forma da sua abundância em proteínas, fósforo, iodo, cálcio (em que algumas espécies chegam a possuir, até, quatro vezes mais do que outros tipos de carne) e cobalto, por exemplo. O bacalhau, muito comum à mesa brasileira, especialmente, na época da Páscoa – que já, já, está aí – é ideal para o desenvolvimento e a fortificação de ossos e de dentes, já que tem fósforo par dar e vender!

Os pescados são campeões em vitaminas A, E, do complexo B e, em especial, do D, que possui papel importante na função de calcificar os ossos, ajudando na prevenção da osteoporose. Além disso, são riquíssimos em ômega-3, que diminui o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas e ajuda no desenvolvimento cerebral e regeneração de células nervosas, e, por extensão, pode ajudar no combate à ansiedade e à depressão.

Além deles, o atum também recebe destaque, por conter alto teor de ferro, de suma importância para o transporte de oxigênio e para a formação dos glóbulos vermelhos, no nosso sangue, o que ajuda na prevenção de anemias.